Não é sobre preço, é sobre afetividade e relacionamento!

Você já se perguntou qual o papel da sua empresa na vida das pessoas?

O consumidor não está se perguntando apenas o que comprar, mas principalmente o por que comprar de determinada marca.

O discurso de humanizar os negócios e a comunicação deles não é somente um discurso de marketing em torno da geração de propósito e valor. É um dado muito bem sedimentado e um fato no relacionamento de marcas e consumidores.

As relações entre marca e consumidor são afetivas e não meramente comerciais.

O consumidor está pensando sobre o que as marcas estão fazendo por ele e pela sociedade nestes tempos de pandemia, e esse comportamento tende a se manter após pandemia. Então fique atento, o que a sua empresa está fazendo pelo cliente?

Não se trata de desconto ou condição facilitada para ampliar as vendas, trata-se de carinho, cuidado com as pessoas e com o mundo entorno da sua marca. Trata-se do seu relacionamento com todos os públicos envolvidos, inclusive os seus colaboradores. Trata-se de responsabilidade social e ambiental, é sobre valores reais e perceptíveis para o consumidor.

Mas como o cliente percebe tudo isso?

Ele começa observando o que a sua empresa fez para estar com ele agora. O seu foco deve ser para saciar uma necessidade, para gerar conforto ou resolver um problema do consumidor, e não exclusivamente para vender um produto/serviço.

Seu negócio se adaptou a este novo normal ou simplesmente está buscando vender mais e da mesma forma?

Observe como o seu atendente e seus canais de contato tratam o cliente, se são humanos e demonstram preocupação com o bem-estar e o atendimento a demanda do cliente.

Entregue soluções! Não complique o use do seu serviço e produto. Seja, de fato, uma solução para a necessidade do cliente. Caso seu produto precise algum procedimento específico de funcionamento ou armazenamento, INFORME o consumidor!

E é claro, o famoso pós venda. Pergunte como foi a experiência do seu cliente, se a necessidade dele foi totalmente atendida e OUÇA! Escute o que ele tem para dizer, se mostre atencioso e solícito, sempre. Ao contatar o consumidor após ele ter efetivado uma compra você deixa claro que quer uma relação duradoura, que de fato se preocupa com aquela pessoa, e que a sua marca tem valores além dos econômicos.

Encare essa nova realidade de uma vez por todas. Não pense que você não tem tempo ou que a sua empresa é muito pequena e sem recursos. O momento é de mostrarmos tudo aquilo que não é financeiro, é exatamente sobre isso!

Saia do modo de resposta à crise e entre na fase de reação. O novo normal é agora e já está acontecendo!

Compartilhe este post

Relacionados